(Flávio Tavares)
“Prevenir é tão fácil quanto comer algodão-doce”. A mensagem impressa em um folder – e a guloseima, claro! – foram distribuídas nessa sexta-feira (24) por funcionários de uma agência de publicidade mineira a diversas mulheres. O objetivo era chamar a atenção para a necessidade do autoexame na prevenção contra o câncer de mama.
A iniciativa foi realizada no bairro Vila da Serra, em Nova Lima, na Grande BH.
A ideia partiu da equipe da agência Domm, particularmente da gerente de operações, Cláudia da Matta. Ela teve uma irmã que descobriu o câncer de mama aos 32 anos, já em estado avançado.
“Se ela tivesse feito o exame antes, talvez tivesse tido chance de cura. Então, neste sábado (25) a proposta é que as mulheres se conscientizem sobre a importância do autoexame e de realizar consultas regulares ao médico”, salientou.
Quem recebia o algodão-doce se surpreendia. E quando sabia da intenção, admirava ainda mais.
“Acho muito válido esse trabalho. Minha mãe teve câncer de mama e eu faço acompanhamento desde os 25 anos. Acho que isso deve ser uma rotina na vida de toda mulher”, disse a analista de sistemas Ana Paula Nogueira, de 35 anos, que voltava para casa quando foi abordada pelo grupo.
Para a diretora comercial da agência, Fernanda Lopes, facilitar o entendimento de que o autoexame precisa se tornar hábito foi o grande objetivo da ação. “A mulher que se previne tem mais chances de evitar o câncer”, destacou.
Evento vai movimentar várias praças
Este domingo (26) é o último dia da programação do Outubro Rosa da Unimed-BH. Durante o evento (de 8 às 12h), equipes de saúde divulgam informações sobre prevenção ao câncer de mama. A atividade será realizada na Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia; Praça da Saúde, no Grajaú; Praça JK, no Sion; Praça da Glória, em Contagem, e Praça Milton Campos, em Betim.