(Vitor Maciel)
Amanda Cattoni é graduada em Administração de Empresas e possui MBA em Mercado Financeiro. Há 2 anos é a responsável pela Regional da Endeavor em Minas Gerais – organização mais importante de promoção de empreendedorismo no mundo, presente em mais de 20 países e em 7 estados brasileiros. Nesta entrevista, a profissional fala sobre a importância da comunicação, do marketing e as ações da organização em Minas Gerais.
Quais os desafios que um empreendedor enfrenta para abrir e manter um negócio? O que a Endeavor faz para auxiliar essas pessoas?
Em 2013, a Endeavor fez uma pesquisa sobre o perfil e as percepções do empreendedor brasileiro. A amostra revelou, entre outros dados, que 3 em cada 4 brasileiros prefeririam ter um negócio próprio a serem funcionários. O estudo também apontou que 3 dos 4 maiores desafios dos empreendedores estão ligados à falta de conhecimento em gestão de pessoas, fluxo de caixa e administração geral do negócio.
O coração da Endeavor é buscar e selecionar empreendedores de pequenas e médias empresas que já estejam faturando e que tenham alto potencial de crescimento, inovação e um diferencial competitivo claro. Depois, os colocamos em contato com grandes empresários, gestores, investidores, executivos, talentos MBA e grandes advogados, inspirando e capacitando-os para que eles também se tornem grandes exemplos. A partir de seu crescimento, promovemos exposição na mídia, participação em palestras na internet e em eventos para que o empreendedor possa disseminar sua história, criando assim novos exemplos inspiradores.
Qual a importância da comunicação e do marketing para o sucesso de um empreendedor?
O marketing para o empreendedor é de suma importância, visto que é o “responsável” por compreender o cliente: suas necessidades, expectativas, motivações e comportamentos. As marcas são construídas através da comunicação e esta, quando bem feita, carrega significados que se transformam em valores, fazendo toda a diferença ao criar o correto posicionamento na mente das pessoas.
Qual a importância da disponibilização de e-books para os empreendedores que acompanham a Endeavor?
Criamos os e-books porque vimos uma oportunidade de dividir com muito mais empreendedores todo o conteúdo que absorvemos na Endeavor, conteúdo esse totalmente qualificado e de forma prática, online. Os e-books contam com a participação da nossa rede de mentores, que conhecem muito sobre o mundo dos negócios e jamais seria possível reuni-los em uma sala de aula. Além disso, apresentamos casos reais de empreendedores, para tornar o aprendizado mais tangível e trazer a teoria para a prática. Até o momento já foram lançados 10 e-books que estão disponíveis em: endeavor.org.br/ferramentas.
Quais ações a Endeavor desenvolve para atrair empresas parceiras e empreendedores em Minas Gerais?
O Programa “Apoio a Empreendedores” é realizado por meio de indicações de pessoas da nossa rede que conhecem bem o nosso trabalho e o perfil de empresas que buscamos. A organização não tem ações para atrair empresas, e sim para encontrá-las por meio dessas conexões. O nosso principal objetivo é levar inspiração para o público, promovendo as histórias dos Empreendedores Endeavor, que lidam com grandes desafios, com as dores do crescimento e têm trajetórias bem sucedidas, motivando, capacitando e incentivando cada vez mais pessoas a empreender no Brasil.