Os candidatos que foram impedidos de fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na primeira aplicação, nos dias 5 e 6 de novembro, já começam a chegar aos locais onde serão realizadas as novas provas. E a ansiedade marca o clima dos estudantes.
É o caso das amigas Izabela Gonçalvez, Hellen Souza, ambas de 17 anos, e Gabriela Stefany, 24. O temor das três é a redação, que será aplicada amanhã. "Não faço ideia do que pode cair, essa dúvida causa muita aflição", confidenciou Gonçalves, que pretende ingressar no curso de Direito no ano que vem.
As três não reclamaram de terem a prova adiada e até viram um lado positivo da situação. "Aproveitei o tempo para estudar", contou Souza, que sonha em ser médica. "Além disso já tivemos mais base para nos preparamos melhor", completou Stefany, que presta o Enem para tentar uma bolsa no curso de Ciências Contábeis.
"Como não tiveram muito tempo para formular as provas, acredito que ela pode ser mais fácil", opinou Gonçalves. Renata Evangelhista / N/A
Izabela, Hellen e Gabriela revelam nervosismo antes do primeiro dia do exame
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Minas Gerais tem o maior universo de inscritos para a segunda aplicação, com 72.302 no total. Belo Horizonte e Uberlândia lideram os municípios com mais candidatos: 20.473 e 13.801, respectivamente.
A maior parte dos estudantes tiveram o Enem adiado por causa das ocupações estudantis em protesto contra a reforma do Ensino Médio e a PEC do Teto de Gastos. Apesar do temor dos candidatos que farão provas diferentes dos demais, o Inep garantiu que manterá o mesmo nível de dificuldade para garantir a isonomia.
Leia também:
Segunda aplicação
O esquema da segunda aplicação é igual ao da primeira. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, no horário de Brasília. As provas começam a ser aplicadas às 13h30.
No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder a 90 questões das áreas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia serão cinco horas e 30 minutos para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O resultado do Enem será divulgado no dia 19 de janeiro.