Fogo preocupa

Apesar de incêndio na Serra do Curral, chamas não chegam ao Parque das Mangueiras, que segue aberto

Júnia Rodrigues
jralmeida@hojeemdia.com.br
10/09/2022 às 13:41.
Atualizado em 10/09/2022 às 14:20
 (FPMZB)

(FPMZB)

O fogo que se alastra pela Serra do Curral desde a noite de sexta-feira (9) chegou aos arredores do Parque das Mangabeiras, na região Centro-Sul de BH. Mas, de acordo com a Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica, não atingiu o interior do ponto turístico. 

O incêndio está controlado nas proximidades do parque, evoluindo para o município de Nova Lima, na região onde está localizada a mineradora Tamisa. Com as chamas distantes também da área de visitação, a fundação afirma ainda que o parque segue funcionando normalmente até então. 

Medidas de proteção

Para impedir que o fogo se alastre para o interior do parque, a fundação tem tomado medidas preventivas, como a vigilância 24h. O presidente do órgão, Sérgio Augusto Domingues, destaca que, inclusive, foi o posto de vigilância do órgão municipal que deu o alerta sobre o início do incêndio na Serra do Curral. 

Ainda na noite de sexta-feira, os brigadistas do parque, em parceria com brigadistas voluntários e o corpo de bombeiros, realizaram, ao redor da área, a técnica chamada "fogo contra fogo" - quando uma estreita faixa de terra é queimada em volta da unidade, para evitar que um foco de incêndio iniciado do lado de fora atinja o interior. 

Equipe treinada

O presidente da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica destaca, ainda, que todos os vigilantes têm treinamento de brigadistas e há equipamentos de combate a incêndios para essa brigada, além de um plano integrado de prevenção e combate a incêndios florestais.

Avaliação da área

A fundação continua atuando nas intermediações do parque, visto que a área integra um grande corredor ecológico. “Depois será feita avaliação com drones para entender a evolução do incêndio na Serra do Curral e quais foram os danos e necessidade de resgatar animais”, conta o presidente da Fundação de Parques Municipais.


Situação do incêndio na Serra

Segundo as atualizações divulgadas por volta de 12h45 deste sábado (10), os bombeiros fizeram três sobrevoos sobre a área queimada e pontos do incêndio ainda com focos vivos. Segundo os militares, a operação agora é de infiltração das equipes nos locais de combate com duas aeronaves - uma dos bombeiros e outra da Polícia Militar, tendo em vista a dificuldade de acesso terrestre da Serra do Curral. 

Ao todo, 25 bombeiros militares, de 13 unidades, e cerca de 15 brigadistas contratados da mineradora local atuam em duas vias de combate ao incêndio. Uma delas está mais controlada, na outra, ainda há dificuldades pela declividade do terreno. 

Ainda de acordo com os bombeiros, a operação na Serra do Curral segue em andamento e a situação está sob controle até o momento. 

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por