Dispositivo, até o momento, funciona apenas em aparelhos com sistema operacional Android
Aplicativo pode ser baixado no celular em uma sede da Guarda Municipal (Prefeitura de Betim / Divulgação)
Foi lançado nesta segunda-feira (31) em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o aplicativo Botão do Pânico, que promete proteger mulheres vítimas de violência doméstica e que tenham uma medida protetiva da Lei Maria da Penha em aberto.
De acordo com informações da prefeitura, o app foi desenvolvido pela Guarda Municipal de Paulínia (SP) e repassado sem custos ao município. Ao ser acionado, o aplicativo enviará à Central de Operações da Guarda Municipal as informações pessoais da vítima e sua localização exata.
Após o acionamento, uma viatura da corporação será imediatamente enviada para o atendimento da ocorrência. Ainda segundo o Executivo, o serviço estará disponível 24 horas e requer apenas que o aparelho esteja conectado à internet.
Moradoras de Betim com medida protetiva que desejarem aderir ao serviço devem procurar a Patrulha de Proteção à Mulher (PPM), na sede da Guarda Municipal - localizada no 3° andar do Centro Administrativo -, em posse do documento de identificação e da medida protetiva. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
A instalação do aplicativo será feita pelos guardas no momento do atendimento, após a assinatura do Termo de Compromisso de Uso. O processo de instalação leva apenas alguns minutos.
O dispositivo, até o momento, funciona apenas em aparelhos com sistema operacional Android.