Alerta foi emitido pela Defesa Civil nesta quinta e vale até sexta
Belo Horizonte terá possibilidade de pancadas de chuva de até 20 mm com raios e rajadas de vento em torno de 40km/h até as 8 horas desta sexta-feira (Divulgação / Defesa Civil BH)
Após dias de calor intenso, Belo Horizonte pode registrar pancadas de chuva. Um alerta de precipitações de até 20 milímetros (mm), com raios e rajadas de vento em torno de 40km/h, foi emitido nesta quinta-feira (28) pela Defesa Civil. O alerta é válido até 8h desta sexta (29).
Segundo o órgão municipal, a última chuva registrada em BH foi em 9 de agosto. No entanto, a precipitação foi fraca e localizada, com o maior valor registrado de apenas 1,2 mm.
Na semana passada, BH um veranico atingiu algumas parte do país, mas sem ocorrência em Minas. No entanto, os dias foram de calor intenso na capital mineira. A temperatura máxima chegou a 31°C, com baixos índices de umidade relativa do ar, em torno de 20%.
Com a possibilidade de chuva na metrópole, a Defesa Civil informou que a umidade do ar vai aumentar, em torno em de 35%, à tarde. Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), o padrão recomendado é entre 40% e 70%.
Nesta sexta, o dia será de céu claro, com temperatura mínima prevista de 15°C e máxima de 27°C.
Os moradores de BH podem receber os alertas de risco de chuva, granizo, tempestades, vendavais, alagamentos, risco de deslizamentos de terra e outros fenômenos meteorológicos pelas redes sociais oficiais da Defesa Civil. Além disso, as informações serão disponibilizadas pelo Canal Público da Defesa Civil no WhatsApp.
A população também pode acompanhar os alertas e as recomendações da Defesa Civil por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem de texto com o CEP da rua onde está localizada a residência do morador para o número 40199 e uma mensagem de confirmação será enviada na sequência. O serviço não tem custo.
Orientações à população da capital
A Defesa Civil recomenda que os moradores da capital evitem áreas de inundação e não trafeguem em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva. Em caso de raios, a orientação é não permanecer em áreas abertas nem usar equipamentos elétricos.
Confira outras orientações:
Leia mais