Equipamentos são para fiscalizar avanço de semáforo, desrespeito à velocidade máxima permitida, invasão de faixa exclusiva para ônibus e conversão em local proibido
Equipamento instalado na pista do Move da avenida Cristiano Machado começa a multar motoristas infratores a partir de amanhã (Fernando Michel/Hoje em Dia)
Trinta e oito novos radares instalados em Belo Horizonte passam a multar a partir desta terça-feira (3). Conforme o Hoje em Dia informou, em apenas uma semana, 50 radares foram homologados pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Os equipamentos são para fiscalizar avanço de semáforo, desrespeito à velocidade máxima permitida, invasão de faixa exclusiva para ônibus e conversão em local proibido. Atualmente, a metrópole conta com cerca de 300 aparelhos.
O prazo para que todos os radares entrem em funcionamento não foi informado, mas 38 já poderão multar motoristas infratores a partir de hoje, como o que foi instalado na pista do Move da avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Cidade Nova, região Nordeste. Uma faixa foi colocada na para alertar os motoristas.
Além da Cristiano Machado, outras oito avenidas e uma rua vão contar com reforço na fiscalização. Os aparelhos irão operar na Contorno, Antônio Carlos, Dom Pedro I, Amazonas, Risoleta Neves, Teresa Cristina, João XXIII e Waldyr Soeiro Emrich, além da rua dos Tupis.
Todos os endereços irão receber faixas de pano com informações sobre a data de início da operação. A escolha dos trechos leva em conta áreas com risco de acidentes.
Alguns aparelhos são híbridos, ou seja, capazes de fazer duas ou até fiscalizações, como avanço de sinal e detecção de tráfego em local proibido. Segundo a PBH, a tecnologia permitiu reduzir o número de equipamentos nas vias, sem prejudicar a fiscalização eletrônica.
As homologações constam em quatro publicações no Diário Oficial do Município (DOM), entre 19 e 26 de novembro. Conforme a BHTrans, o número de equipamentos está sendo atualizado com a entrada de novos radares no sistema. O órgão citou que fiscalização eletrônica foi implantada em 1999 e, desde então, apesar do aumento da população e da frota de veículos, o número de mortes no trânsito reduziu 69%, passando de 392, naquele ano, para 122 em 2023. Já os atropelamentos reduziram 70% no mesmo período, passando de 4.488 para 1.355.