Chuva isolada pode chegar na região metropolitana por conta de um 'cavado'
Temperatura máxima prevista para BH hoje é de 31ºC (Valéria Marques/Hoje em Dia)
Belo Horizonte pode voltar a ter chuva após mais de cinco meses de estiagem. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a região metropolitana da capital pode ter registro de chuva isolada nesta quarta-feira (18).
Segundo o meteorologista do Inmet, Claudemir de Azevedo, a chuva isolada pode vir para a Grande BH por conta de um “cavado” - corrente de vento que ajuda a formar chuvas - que irá avançar sobre Minas Gerais.
Apesar da chuva isolada prevista daqui a dois dias, o restante do mês de setembro deve continuar com a predominância de sol e com o tempo seco, sem nenhuma previsão de chuva.
A última chuva registrada em BH foi em 18 de abril e durou quase três horas. O temporal ocorreu entre 14h e 16h50. A regional mais atingida foi a Noroeste, com 79,2 milímetros (mm), o que representou 96,2% da média climatológica do mês.
A segunda-feira (16) em Belo Horizonte será de céu claro a parcialmente nublado com névoa seca e de temperaturas elevadas ao longo do dia. De acordo com a Defesa Civil, a temperatura mínima estimada será de 15,8 °C, enquanto a máxima deve ser 31 °C.
A umidade relativa do ar mínima deve ficar em torno de 20% no período da tarde, contribuindo para o “clima de deserto” que a capital está passando. Com isso, as pessoas podem sofrer com desconforto nos olhos, boca e nariz, ressecamento da pele e dores de cabeça.
Os níveis são alarmantes e estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O percentual indicado como saudável para a população é acima de 60%. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade do ar varia de 14% a 20%.
*Estagiário, sob supervisão de Gledson Leão
Leia mais:
Postos do Sine em BH têm vagas de emprego com salários de até R$ 4 mil; confira
VÍDEO: árvore derruba postes e complica trânsito no bairro Gameleira, em BH
VÍDEO: acidente deixa homem gravemente ferido na BR-040, em Nova Lima
'Distúrbio climático é um problema de saúde pública', diz Luana Araújo