(Flávio Tavares/Hoje em Dia)
A onda de incêndios criminosos a ônibus na Região Metropolitana de Belo Horizonte vem causando sérios problemas à população da capital. Depois de dois coletivos incendiados e uma tentativa registrada no bairro Céu Azul, região da Pampulha, na terça-feira (26), linhas deixaram de circular durante madrugada desta quarta-feira (27), entre 23h e 5h, em três estações BHBus da cidade, Venda Nova, Pampulha e Vilarinho.
De acordo com a BHTrans, algumas linhas troncais da capital deixaram de circular e acabaram por desabastecer o quadro das estações. O órgão não tem informações precisas sobre o ocorrido, como quem decidiu parar de circular, e anunciou uma coletiva de imprensa com a PBH, o Governo do Estado, o Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros e a Polícia Militar ainda na manhã de hoje para esclarecer as causas e consequências da paralisação.
Já o Sindicato dos Rodoviários afirmou que a paralisação partiu dos empresários responsáveis pelo transporte coletivo. "Esses episódios têm causado muito transtorno tanto para o empresariado e para os trabalhadores, a paralisação aconteceu para proteger tanto os motoristas e agentes quanto o patrimônio dos empresários", contou o diretor de comunicação do sindicato, José Márcio Ferreira, ao Hoje em Dia. Ferreira ainda completou que as paralisações acontecerão sempre que houver ameaça à segurança do transporte.
Transtono
Usuários das estações paralisadas demonstraram sua insatisfação nas redes sociais. Várias pessoas tiveram que andar da estação até seu destino, uma vez que algumas linhas que param fora delas também deixaram de circular.