Um dia depois

Após pressão, PBH promete controle de acesso e limite de público em Carnaval no Parque Municipal

Críticas à instalação do palco principal seguem; petição cobra cancelamento da folia na área verde

Pedro Melo
pmelo@hojeemdia.com.br
24/01/2024 às 19:04.
Atualizado em 24/01/2024 às 20:39
 (Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

(Flávio Tavares/Arquivo Hoje em Dia)

O Carnaval no Parque Municipal de Belo Horizonte terá controle de acesso e limite de foliões. A informação está em uma postagem desta quarta-feira (24) nas redes sociais da prefeitura. A publicação foi feita após pressão de moradores e ONGs contrárias à realização da festa na área verde, fincada no coração da capital. Mesmo com a restrição, as críticas ao evento seguem.

A petição on-line que contesta a instalação do palco principal no parque já conta com quase 18 mil assinaturas. A ONG “SOS Gatinhos do Parque”, responsável pelo abaixo-assinado, também cogita acionar o Ministério Público para barrar a folia. O grupo lembra que no parque vivem cerca de 300 gatos, além de patos, gambás, gansos e micos, em meio a uma flora diversificada.

Presidente da ONG, Viviane Souto afirma que a limitação de público não é suficiente. "Como vai controlar o Carnaval de Belo Horizonte que é um evento livre? Já tentaram fazer esse tipo de controle e não deu certo. Os participantes acabam depredando e fazendo a vegetação de banheiro. Então, enxergamos como meio contraditório".

A expectativa de público para a festa momesca é de 5,5 milhões de pessoas, somando-se os foliões de todos os dias. 

A polêmica foi mostrada nesta terça-feira (23) pelo Hoje em Dia. Procurada, a PBH se manifestou por meio de nota, sem nada mencionar sobre controle de acesso ou limite de foliões. O texto informava que a programação era restrita a um local específico do parque, por dois dias. Veja o novo posicionamento, postado nas redes sociais nesta quarta (24).

A Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica informa que, assim como em eventos de maior porte que utilizam a estrutura no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, o palco do Carnaval de Belo Horizonte 2024 será montado em uma área específica do local, a qual será submetida um controle de acesso e limite de público. Vale destacar que o Parque já recebe outros eventos municipais do mesmo porte, além de agendas privadas que não impactam negativamente na área.

Importante ressaltar que a estrutura de shows estará disponível apenas na programação do Kandandu, encontro de blocos afros da cidade, que será realizado nos dias 9 e 10 de fevereiro. As demais áreas permanecerão abertas ao público para os diversos usos rotineiros do Parque (prática de esportes, uso de brinquedos, contemplação, etc).

Os cuidadores dos gatos que são parceiros da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica poderão realizar normalmente suas atividades junto aos animais nos dois dias de programação do Carnaval, dentro das normas e diretrizes já conhecidas e acordadas com a administração do espaço.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por