Contratando

Após privatização, metrô de BH anuncia abertura de 60 vagas de emprego

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
31/03/2023 às 13:59.
Atualizado em 31/03/2023 às 14:30
 (FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)

Agora privatizado, o metrô de Belo Horizonte anunciou, na manhã desta sexta-feira (31) a abertura de processos para contratação de 60 novos funcionários. Eles vão ocupar os cargos de operadores de trem e líderes de estação.

O comunicado informa que os interessados precisam ter ensino médio completo, flexibilidade de horários - devido às escalas - e morar na Região Metropolitana de BH.

No caso da vaga de operador, é necessária experiência em condução de trens. Algumas das vagas também podem ser preenchidas por pessoas com deficiência (PCD). 

Confira os requisitos para cada função:

  • ter experiência em condução de trens.
  • o profissional terá a responsabilidade de organizar e liberar estações, fazer o controle de fluxo de pessoas e auxiliar o Centro de Controle Operacional. Este profissional é o representante da empresa nas estações e terá que fazer relatórios financeiros e operacionais, organizar escala de funcionários das estações e, no atendimento ao público, deverá estar preparado para dar, inclusive, suporte a atendimentos de primeiros socorros. 
  • profissional que tem a responsabilidade de conduzir os veículos metroviários, fazendo a comunicação com o Centro de Controle Operacional. Ele também é responsável por emitir PAS educativos e de orientação aos usuários, atuar em situações de emergência, fazer manobras em pátios e oficinas, acoplar trens e manter atenção às regras de sinalização e procedimentos operacionais. Também tem a responsabilidade de fazer inspeções preventivas para evitar falhas e sempre observar o fluxo de usuários nas plataformas.

O anúncio ocorre em meio a mais uma greve realizada pelo Sindicato dos Metroviários (Sindmetro). Os metroviários estão insatisfeitos com o processo de privatização e querem garantias de que os empregos serão mantidos. O Hoje em Dia entrou em contato com o sindicato para saber a posição a respeito das contratações e aguarda retorno.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por