(PRF/Divulgação)
Após o terceiro dia de manifestações dos caminhoneiros contra o aumento dos impostos sobre os combustíveis, todas as rodovias mineiras que foram interditadas nesta quinta-feira (3) foram liberadas até o início da noite.
Ao longo do dia, houve oito paralisações em Minas Gerais. A BR-040 ficou interrompida em seis trechos: Km 634, em Conselheiro Lafaiete; Km 602, em Congonhas; Km 720, em Barbacena; Km 466, em Sete Lagoas; Km 807, em Matias Barbosa; e Km 695, em Barbacena.
Também houve interrupção no fluxo no Km 513 da BR-381, em Igarapé, e no Km 480 da BR-365, em Patrocínio.
Manifestação
O movimento dos caminhoneiros foi organizado nas redes sociais e em grupos de WhatsApp, afirma o presidente da União Nacional dos Caminhoneiros (Unican), José Araújo Silva, o China. "E, pelo que estamos vendo até agora, é um movimento bastante forte."
Além do aumento dos impostos sobre os combustíveis, os motoristas também reclamam da redução dos investimentos na melhoria das estradas. Com a delicada situação fiscal do país, o governo fez um corte radical nos investimentos, especialmente da área de infraestrutura. Dos R$ 36,1 bilhões previstos na Lei Orçamentária para este ano no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), apenas R$ 19,7 bilhões estão disponíveis. A redução total, após dois sucessivos bloqueios, chega a 45,4%.