(Foto: Lucas Prates/ Hoje em Dia)
A conclusão da obra de construção da área de escape do Anel Rodoviário, na região Oeste de Belo Horizonte, foi adiada para até o fim do primeiro semestre deste ano. A obra deveria ter sido entregue em janeiro.
A intervenção é feita na altura do km 541, no sentido Vitória, entre a BR-040 e o trevo do Betânia, próximo ao acesso ao bairro Buritis, e tem o objetivo de evitar acidentes.
Segundo a Prefeitura de BH (PBH), os trabalhos estão em andamento mas são interrompidos nos períodos de chuva, para segurança dos veículos que passam pelo trecho. A obra teve início em outubro de 2021 e os serviços são executados durante os dias de semana, entre 9h e 15h.
Nesta quarta-feira (2), a PBH informou que está sendo executada a retirada da cobertura vegetal do terreno e que já foi iniciado o serviço de terraplenagem. A intervenção ainda inclui obras de drenagem, estruturas de concreto, pavimentação, sinalização, iluminação e obras complementares.
A obra engloba um trecho de cerca de 400 metros e está orçada em aproximadamente R$ 3,5 milhões, com recursos próprios da prefeitura.
Entenda
As áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longa distância e tem o objetivo de reduzir os acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto semelhante a uma piscina, com 100 metros de comprimento e camadas de argila expansiva.