(Tatiana Lagôa/Hoje em Dia)
Se engana quem pensa que festa junina é marcada apenas por danças e comidas típicas. Pode ser também um momento de aprendizado para toda a família. Pelo menos é assim no Arraial de Belô. Na noite deste domingo (3) será o encerramento das apresentações de quadrilhas que disputam o título do grupo especial, na Praça da Estação, mas a festa continua. O domingo está sendo marcado por uma série de atividades no Viaduto Santa Tereza. O “Anarrié de Santé” trouxe uma programação que inclui até laboratório musical e oficina de customização de roupas juninas gratuitamente. O evento segue até o mês de agosto.
Na estrutura montada no Viaduto Santa Tereza, a programação de hoje ocorre entre 9 e 17 horas. No início do dia, teve laboratório musical em uma tenda e o cortejo do Boi Bonito. A tarde começa com oficinas de brincadeiras juninas e concurso da Rainha da Pipoca Drag, com drag queens. Ao longo do dia, a festa contará ainda com oficina de customização de roupas juninas, show e uma quadrilha para o público. Sem contar com opções como a feira de artesanato, a barraca do beijo e de quitutes típicos, além de food trucks, atrações disponíveis o dia todo.
Essa interação agradou a Micheline Zandominico, mãe do pequeno Pietro Zandomínico, de três anos. “É muito legal. O Pietro está participando das oficinas e adorando tudo”, afirma. O casal Suelen Giordana e Deives Camargos levaram a filha Ana Clara Silva, também de três anos, para apresentarem a ela a cultura popular. Eles saíram de Ibirité para acompanhar a festa e levar a pequena pela primeira vez em uma festa junina. “Achei bonito”, diz a menina, encantada com tantas cores.
Além de diversão, a festa significa movimentação de dinheiro na economia. A feirante Ângela Rodrigues, montou uma barraca de caldos no evento e espera faturar. “É uma boa oportunidade para gente que já trabalha vendendo caldos. Estou esperando vender muito hoje”, afirma.
E a festa ainda vai ter continuidade. Neste ano, o Arraial de Belô, que já entrou no calendário como um dos maiores do país, ampliou a programação. Além do concurso de quadrilhas e shows, que normalmente ocorrem na Praça da Estação, em outros pontos da cidade estavam marcadas mais 60 festas juninas, um circuito gastronômico, além de cursos e oficinas.