Árvore que feriu idosa em temporal estava saudável e foi derrubada pelo vento, diz PBH

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
24/10/2017 às 16:05.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:22
 (Maurício Vieira/Hoje em Dia)

(Maurício Vieira/Hoje em Dia)

A árvore que caiu na rua dos Tupinambás, esquina com avenida Paraná, no Centro de BH, durante temporal, nesta segunda-feira (23), apresentava-se em boas condições fitossanitárias, não sendo verificados sinais de pragas ou doenças.

A queda ocorreu portanto por causa da ação do vento. "Foi constatado que sua queda ocorreu por falência estrutural. Houve torção da base da árvore, pela ação do vento que incidiu sobre a copa, e ruptura, por cisalhamento, das raízes de sustentação", informou em nota a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Nessa segunda, a Defesa Civil chegou a emitir alerta com vento de até 60 km.

Ainda conforme a secretaria, a árvore é da espécie Tipuana Tipu, nome comum Tipuana, de grande porte, que cresceu inclinada devido à procura da copa por luz, em competição com as edificações vizinhas, uma vez que os imóveis foram construídos sem recuo frontal. Mas "o fato de estar inclinada não é determinante para a análise de risco, nem conclusivo para a decisão do corte das árvores, haja vista que, por método de avaliação visual, a base de sustentação da árvore, colo e raízes aparentes, tinha proporções seguras", informou a secretaria.

Exames também apontaram que havia uma cavidade no interior do tronco. "O diâmetro da estrutura interna afetada por agentes de compositores de madeira era de apenas 23% do diâmetro total do tronco conforme medição, o que seria insuficiente para ter provocado a queda", esclareceu.

A árvore atingiu uma senhora de 65 anos, que ficou presa debaixo dela. A vítima sofreu fraturas na cabeça e no tornozelo e foi levada para o Hospital de Pronto Socorro João XIII.  

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por