(Tatiana Moraes/Hoje em Dia)
O prefeito de Mariana, Duarte Júnior (PPS), sobrevoou nesta sexta-feira (6) a área atingida pelo rompimento das barragens, que devastou distritos da cidade.
O chefe do Executivo afirmou estar chocado com a cena de destruição que viu. “É uma tragédia. Vi pessoas desesperadas, carros sobre casas. As pessoas perderam tudo. Elas precisam de muita dignidade nesse momento”, afirmou.
Ele confirmou que entre 500 e 600 desabrigados serão encaminhadas a hotéis da região. A hospedagem será paga pelo poder público. O prefeito afirma que a diretoria da Samarco se disponibilizou a arcar com as despesas, mas não informou o valor ou quando o depósito será feito.
De acordo com o chefe do Executivo, a prefeitura está fazendo um levantamento sobre a quantidade de leitos em Mariana. Caso não seja possível abrigar todas as pessoas no município, os hotéis das cidades vizinhas serão utilizados.
A locação de casas foi descartada. “Em um hotel a pessoa tem mais conforto. Em casas alugadas é necessário ligar luz, água”, explicou. Duarte Júnior comentou que muitas famílias de Santa Rita Durão, município próximo a Bento Rodrigues, distrito mais atingido pelo rompimento das barragens, se negaram a sair de casa. Outras, estão na casa de parentes em Mariana. Isso significa que a quantidade de desabrigados é maior do que a aparente.
Confira a galeria de imagens da tragédia: