(Wesley Rodrigues)
MARIANA - Dezenas de moradores dos distritos atingidos pelo rompimento de uma barragem, na cidade da região Central de Minas, fazem protesto na manhã desta quinta-feira (4) na porta do fórum. Mais tarde está prevista uma entrevista coletiva com promotores de Justiça da Comarca.
Os manifestantes portam cartazes, bandeiras, camisetas e bonés alusivos às perdas das famílias. Um carro de som também está estacionado no local. Alguns moradores tem usado o microfone para reivindicar os direitos.
Confira o vídeo do protesto:
Na pauta do encontro, dentre outros assuntos, será tratada a possibilidade de deslocamento das ações que tramitam na cidade serem levadas para a Justiça Federal.
"Vamos lutar. Não podemos deixar que essa discussão vá para Brasília. É como começar tudo do zero", afirma Rômulo Fernades de Almeida, que morava em Barra Longa há mais de 16 anos. Ele, que é comerciante, conta que perdeu tudo.
A movimentação é intensa na porta do fórum. As famílias atingidas prometem ficar no local, ocupando as ruas sem previsão de ir embora. A Polícia Miltar está na região orientando o trânsito.
Por meio de nota, a Samarco disse que respeita as manifestações democráticas. A empresa afirmou ainda que, independente das instâncias envolvidas no processo, mantém o diálogo aberto com a AGU, com o Ministério Público, com as demais autoridades dos municípios e, principalmente, com as famílias das regiões afetadas.