Raysa Raiane, referência no atletismo paralímpico, é a única atleta de Minas convocada para a competição internacional
Raysa Raiane, recordista nacional e campeã mundial, vai disputar o Campeonato Mundial de Atletismo VIRTUS, em outubro, na Austrália (Divulgação)
A paratleta mineira Raysa Raiane Silva Mendonça, de 29 anos, foi convocada para defender o Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo - VIRTUS, que acontece entre 8 e 15 de outubro, em Brisbane, na Austrália. Raysa é a única representante de Minas Gerais na delegação e uma das nove brasileiras que disputarão a competição.
Com síndrome de Down, a competidora é considerada uma das maiores referências nacionais no atletismo paralímpico. Entre suas conquistas, ela soma o recorde brasileiro no arremesso de peso (7,20m) e no lançamento de dardo (17,40m), além de títulos mundiais na Turquia: bicampeã no arremesso de peso (7,03m) e campeã no lançamento de dardo. A atleta também já representou o país em competições na França.
Desde que iniciou no esporte, em 2009, pelo Programa Viva o Esporte, promovido pela prefeitura de Betim, Região Metropolitana de Belo Horizonte, a atleta acumulou resultados expressivos. “A história da Raysa mostra que quando damos oportunidades e apoio, os talentos aparecem e levam o nome de Betim para o mundo. Ela é motivo de orgulho não só para nossa cidade, mas para Minas Gerais e para o Brasil", disse o secretário municipal de Esportes de Betim, Welinton Sapão.
Além de Raysa, o esporte mineiro também teve destaque internacional neste ano: A dupla de vôlei de praia Quemile e Manu, conquistaram o bronze no Circuito Mundial de Vôlei de Praia, na etapa Futures do Beach Pro Tour, em Qidong, na China.
*Estagiária, sob supervisão de Paulo Duarte
Leia mais: