(Camila Moraes / Arquivo Pessoal)
A tradicional marcha nacional do Dia das Mulheres, o #8Mpopular, ocupa ruas e avenidas da região Central de BH na noite desta terça-feira (8). Na concentração, na Praça da Liberdade, na região Centro-Sul, segundo as organizadoras, havia cerca de cinco mil pessoas.
Nem a Polícia Militar, nem a Guarda Municipal de BH que acompanham a passeata que vai seguir até a Praça da Estação, no Centro, informaram qual o público estimado.
De acordo com lideranças do movimento, mulheres levam cartazes e gritam palavras de ordem que seguem o tema deste ano: “Pela vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais! Por um Brasil sem Machismo, sem Racismo e Fome!”
Durante a passeata, as participantes denunciam o aumento do feminicídio e da violência doméstica. Além disso, defendem as políticas públicas de enfrentamento à pobreza, de combate às violências contra a mulher e racismo.
A estudante e vice-presidente da União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais, Camila Moraes, de 22 anos, a ideia é passar pela Praça 7, tradicional palco de manifestações da capital, para dar o recado. "O ato está muito bonito, nós estamos com muita força, com coragem para lutar e defender o povo brasileiro”, afirmou.
Já na Praça da Estação, o grupo vai se reunir para uma programação cultural, com a presença de diversas artistas como Amorina, Aline Calixto, Marina Gomes e Solange Caetano, além de mulheres de blocos de rua de Carnaval e bandas femininas de BH.