Quem passar pela Estação Central do metrô nesta quarta-feira (23), no Hipercentro de Belo Horizonte, deve presenciar uma situação incomum: pessoas sendo socorridas após serem supostamente atropeladas pelo trem ou atingidas por disparos em um falso tiroteio.
Trata-se de uma simulação organizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren) e pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o metrô da capital.
O objetivo é simular situações de risco para que funcionários sejam treinados para agir de forma adequada em caso de emergência. Os profissionais também serão instruídos sobre procedimentos de evacuação da estação.
Segundo a CBTU, serão mobilizados 120 vítimas, 112 socorristas, 80 profissionais parceiros e 69 pessoas no apoio. A ação está prevista para ocorrer entre 8h e 12h30.
Participam do treinamento equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Belo Horizonte, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Sete Lagoas, além da empresa Atrium e dos Anjos do Asfalto. Também estão envolvidos no evento a Polícia Civil e a BHTrans.
Sem prejuízos aos usuários
Apesar do horário do simulado coincidir com a operação do metrô de BH, as viagens serão feitas normalmente na estação. Com isso, não haverá prejuízo aos usuários.
Uma mensagem sonora será emitida para informar aos passageiros sobre o momento da simulação.
Leia Mais