(Reprodução)
Sem aulas desde 13 de março, alunos da rede estadual vão retornar os estudos, mas de uma forma diferente, longe da sala de aula. A partir da próxima segunda-feira (18), o ensino será a distância, conforme informou a Secretaria de Estado de Educação (SEE).
O conteúdo será transmitido pela Rede Minas e por um aplicativo de celular gratuito. Parte do conteúdo das disciplinas está disponível em estudeemcasa.educacao.mg.gov.br e as apostilas já podem ser consultadas.
Segundo a secretária de Educação Julia Sant’Anna, essa foi a forma encontrada pelo Estado para garantir o aprendizado em meio aos riscos do novo coronavírus. Nesta semana, o Ministério da Educação (MEC) confirmou que, mesmo diante da pandemia, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está mantido sem alteração na data.
“Sabemos que nada substitui a relação presencial entre alunos e professores em sala de aula. Mas é nossa função garantir a continuidade dos estudos de nossas crianças e jovens mineiros da melhor forma possível”, disse Julia Sant’Anna.
Conteúdo
As apostilas das disciplinas traz, conforme a SEE, conteúdo teórico e atividades para serem feitas ao longo das semanas. O material foi elaborado considerando o Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além do site, as apostilas também poderão ser distribuídas por e-mail e Whatsapp. Para atender alunos que não têm acesso à internet, o Estado garantiu que fará a entrega do material impresso.
Programa de TV
As aulas na TV serão por meio do programa “Se Liga na Educação”, transmitidas pela emissora estatal de segunda a sexta-feira, nos dias úteis, pela manhã. Uma hora na programação será ao vivo, para que os alunos interajam e tirem dúvidas.
Os conteúdos foram distribuídos por área de conhecimento. Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça, Ciências Humanas (História e Geografia).
Matemática será às quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta, uma programação específica voltada aos alunos que estão se preparando para o Enem.
App
Todo o conteúdo exibido na TV e as apostilas também vão ficar disponíveis no aplicativo Conexão Escola, disponível na loja Google Play Store. Em breve, ele também poderá ser adquirido na Apple Store. A navegação no Conexão Escola será paga pelo Estado, não descontando do plano de dados do aluno ou do professor enquanto estiver conectado no aplicativo.
A previsão da SEE é que, a partir do dia 25, o app disponibilizará também chat para interação entre os alunos e professores.