Muito calor

Aumento de 20% no consumo de água pode causar desabastecimento na Grande BH

Situação no restante do estado está mais tranquila e não há previsão de falta d'água

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
15/11/2023 às 15:11.
Atualizado em 15/11/2023 às 15:11
A Copasa destaca que os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos (Pixabay / Divulgação)

A Copasa destaca que os imóveis que possuem caixas d'água podem não sofrer impactos (Pixabay / Divulgação)

A onda de calor que atinge praticamente todo o país pode provocar desabastecimento de água na Grande BH. De acordo com a Copasa, o consumo de água na Região Metropolitana da capital aumentou 20% nas últimas semanas, o que pode causar o desabastecimento em cidades mais distantes do sistema produtor de água como Esmeraldas, Igarapé, Lagoa Santa, Mateus Leme, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.

Para minimizar os danos, a empresa afirmou que nas regiões mais críticas tem complementado o abastecimento com caminhões-pipa. Em relação ao restante do estado, não há sinais de que ocorra desabastecimento.

Ainda segundo a Copasa, tal situação se deve, exclusivamente, à elevação brusca do consumo, uma vez que o sistema de produção de água está normalizado e operando em nível máximo - os reservatórios que compõem o Sistema Paraopeba, responsável pelo abastecimento da Grande BH, estão em 71%.

 “A Copasa informa que está monitorando o cenário de abastecimento da Grande BH ininterruptamente e que equipes operacionais da Companhia estão fazendo manobras para garantir o abastecimento de todas as regiões e auxiliar na normalização do abastecimento o mais breve possível", informou, em nota.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por