Estrutura tem 45 metros de altura e armazena mais de 841 mil metros cúbicos de sedimentos
Dique B, em Nova Lima (Vale / Divulgação)
O Dique B da Vale, na Mina Horizontes, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve o nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM). Outras 14 estruturas ainda são monitoradas.
De acordo com a mineradora, o Dique B recebeu em 30 de dezembro a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, atestando a segurança do local. A estrutura tem 45 metros de altura e armazena, atualmente, mais de 841 mil metros cúbicos de sedimentos.
Segundo a Vale, a melhora das condições de estabilidade, que estava no nível de emergência 1, foi possível “graças às obras de direcionamento das drenagens realizadas no entorno do reservatório, além da realização de investigações geotécnicas complementares”.
Desde 2022, 17 barragens da Vale deixaram o nível de emergência. Das 14 que ainda mantêm algum nível de emergência, todas se encontram inoperantes, segundo a empresa.
Em dezembro de 2024, além do Dique B, a barragem Campo Grande, na Mina Alegria, em Mariana, na região Central, também teve o nível de emergência encerrado pela ANM.