Divulgado Hoje

Barragem que transbordou em Passa Tempo, na última sexta, liberou mais de 60 mil m³ de rejeitos

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
11/11/2022 às 17:45.
Atualizado em 11/11/2022 às 17:55
 (Reprodução)

(Reprodução)

Uma barragem transbordou e atingiu uma área de 5,8 hectares em Passa Tempo, região Centro-Oeste de Minas. Os rejeitos atingiram cerca de 850 m do leito de um rio que passa próximo à área da mineradora MML, responsável pelo reservatório. Apesar de o acidente, que não deixou vítimas, ter ocorrido na última sexta-feira (4), ele se tornou público apenas nesta sexta (11).

Segundo a Defesa Civil de Minas Gerais, mais de 60 mil m³ de rejeitos da mineração foram derramados na região de Passa Tempo.

A Agência Nacional de Mineração (ANM) informou que o acidente foi causado por erro na operação de um dos equipamentos que fornece água à mina. "Devido às fortes chuvas, a água seguiu para as baias de decantação, provocando transbordamento, que atingiu a pilha de rejeito e provocou o carreamento de material sólido para jusante (sentido do rio)", disse a AMM.

Uma bacia foi escavada no leito do rio para evitar que os rejeitos atingissem uma área maior e, segundo a agência reguladora, os danos ambientais, inicialmente, se limitaram à área atingida.

A Prefeitura de Passa Tempo disse que os danos foram restritos à área da empresa e não causou problemas no abastecimento da população ou em propriedades vizinhas à mineração. A administração municipal informou ainda que está acompanhando as providências adotadas pela empresa.

O Ministério Público e o Governo de Minas ainda não informaram sobre possíveis punições à mineradora pelos danos ambientais provocados na última sexta (8).

Em nota divulgada à imprensa, a MML informou que "está tomando todas as medidas necessárias pra a recomposição da área afetada, tendo mobilizado os equipamentos e demais recursos para tal".

Leia Mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por