(Arquidiocese BH / Divulgação )
A Basílica Nossa Senhora da Piedade, que fica no alto da Serra da Piedade, em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vai receber neste domingo (9) o título de Santuário irmão da Basílica da Anunciação, em Nazaré, localizada no Norte de Israel.
O título virá junto com uma relíquia trazida diretamente de um lugar sagrado em Israel. Trata-se de um fragmento da casa onde Nossa Senhora teria recebido a visita do anjo Gabriel, quando ele anunciou que ela era a escolhida para ser a mãe de Jesus.
A narrativa da anunciação está descrita na Bíblia, no evangelho de Lucas. Segundo a tradição cristã, o local sagrado onde ocorreu a aparição está preservado dentro da Basílica da Anunciação, em Nazaré. Todos os anos o local conhecido como a "Casa de Maria" recebe milhares de peregrinos.
O fragmento do local será trazido a Minas pelo frei Bruno Varriano, reitor da Basílica da Anunciação, durante a Missa que irá celebrar o presente na manhã de domingo, em Caeté.
Com o gesto, o reitor da Basílica da Anunciação e os frades franciscanos, guardiões da chamada Terra Santa, reconhecem a força da devoção do povo mineiro e a importância do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais.
Em contrapartida, a Basílica mineira também irá enviar a Nazaré um presente: a imagem da Padroeira de Minas Gerais, Nossa Senhora da Piedade, réplica da obra original do Mestre Aleijadinho, datada do século XVIII.
A Missa em que as Basílicas da Anunciação e da Piedade se tornarão Santuários Irmãos será presidida pelo arcebispo metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na Ermida da Padroeira de Minas Gerais – Basílica da Piedade, localizada no ponto mais alto da Serra da Piedade, às 8h de domingo (9).
Leia mais: