(Marcelo Prates)
Belo Horizonte pode voltar a ter temporais como o desta quarta-feira (7) na semana que vem, a partir da terça (13). A informação é do meteorologista Claudemir Azevedo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Para esta quinta, feriado, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.
Volumes de chuva de 50 milímetros em um intervalo de 30 a 35 minutos já caracterizam chuva muito forte, capaz de causar transtornos.
A combinação de muita água em curto intervalo de tempo é o que explica alagamentos como os que ocorreram nesta quarta em vários pontos da cidade, como nas avenidas Cristiano Machado, Bernardo Vasconcelos e Tereza Cristina, onde veículos chegaram a ser arrastados.
Segundo Claudemir Azevedo, o que causou o temporal foram áreas de instabilidade sobre a capital. O fenômeno é típico desta época do ano, quando há maior teor de umidade e instabilidade na atmosfera.
O meteorologista diz que, até o fim de semana, a tendência é a de diminuição das condições para tempestades em BH. No entanto, a previsão é de temporais no Norte, Vale do Jequitinhonha e Noroeste do Estado nesta quinta-feira.
Leia mais