(Samuel Costa)
A massa de ar frio que mantinha as temperaturas baixas em Minas Gerais perdeu força e deu lugar a uma intensa massa de ar quente que tem mudado o cenário das cidades. Belo Horizonte, por exemplo, registrou nesta quinta (10) o dia mais quente do inverno, com 32ºC.
A máxima no estado foi de 37ºC, em São Romão, no norte de Minas. Segundo o meteorologista do Centro de Climatologia - PUC Minas TempoClima, Claudemir de Azevedo Felix, a tendência é que a temperatura caia um pouco. "A partir desta sexta-feira (11) a máxima deve ficar em torno dos 29ºC na capital. Mas, no Norte e Noroeste do estado, as temperaturas continuam altas", explica.
Para o início da próxima semana, segundo o meteorologista, a tendência é que a média seja de 28ºC em Belo Horizonte.
Umidade relativa do ar
Com as baixas temperaturas, a umidade relativa do ar também despencou, atingindo apenas 15% nesta quinta, o dia mais seco do ano. Claudemir explica que a Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, quando o índice fica abaixo dos 20% é configurado um estado de alerta.
"A tendência para esta sexta é aumentar um pouco, para 25%", afirma. Com o ar seco, ele recomenda beber muita água, não fazer exercícios físicos quando o sol estiver muito quente, umidificar os ambientes sempre que possível com toalhas molhadas e umidificadores, além de evitar o sol nos horários mais quentes do dia. "Assim fica mais fácil enfrentar o ar seco e a baixa umidade", conclui.