Prazo vai até sexta

Beneficiários reclamam de quantidade de senhas distribuídas para recadastramento do CadÚnico

Pedro Faria
pfaria@hojeemdia.com.br
09/11/2022 às 10:35.
Atualizado em 09/11/2022 às 11:50
 (Valéria Marques/Hoje em Dia)

(Valéria Marques/Hoje em Dia)

Com o receio de não conseguirem senhas para fazer a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que termina na sexta-feira (11), beneficiários do programa fizeram fila em frente ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Venda Nova, em Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (9). 

Este ano, o governo federal chamou as famílias que não atualizaram o cadastro desde 2016, como o caso da atendente de padaria Karine Fernandes, que chegou na fila bem cedo. “Eu estava preocupada com as senhas. Aqui, tem que chegar de madrugada para ser atendido, por isso cheguei às 4h. Como hoje tinha muita gente, eles liberaram mais senhas que o normal”, explicou.

O pedreiro Schubert Machado, 64, contou que a espera foi longa, mas o atendiemnto foi ágil. “Cheguei antes de abrir. Tinha poucas pessoas na fila. Eles atenderam rapidamente e consegui resolver tudo. Agora posso pegar meu auxílio de novo”, disse.

Questionada sobre as reclamações de longas filas, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) informou por meio de nota que os atendimentos estão sendo realizados normalmente e que “o que tem gerado filas em alguns pontos é a busca por orientações, pois há um receio por parte das famílias, mesmo as que não foram convocadas, de perderem benefícios." 

Sobre as senhas, o executivo municipal informou que a distribuição faz parte da metodologia de trabalho, que 40 senhas são distribuídas pela manhã. As pessoas que eventualmente não conseguem essa senha são agendados para o período da tarde.

Cadastro Único

É a segunda vez que o prazo para o término do recadastramento é adiado. As famílias inscritas no Cadastro Único devem atualizar os dados a cada 2 anos ou sempre que houver alguma alteração. Quem for convocado para averiguação e revisão de dados deve comparecer a um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) ou a um posto de atendimento do Cadastro Único do município. Programas sociais como o Auxílio Brasil, a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem dependem que o cadastro esteja atualizado para que as famílias possam receber os benefícios.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por