Sonômetros

BH adquire aparelhos de medição de ruído para criar mapa da poluição sonora

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 19/06/2023 às 19:56.

Em breve, Belo Horizonte deve ganhar um mapeamento da poluição sonora. Segundo a Prefeitura, foram adquiridos 14 novos equipamentos de medição, que devem ajudar na construção do mapa de ruído da capital. Ao todo, foram adquiridos sonômetros, calibradores e tripés para medição em campo.

A ideia é desenvolver uma ferramenta de controle da poluição sonora, por meio da coleta de medições de ruído de fundo, que serão processadas e resultarão numa base de dados, explicou a PBH. Essa base permitirá ao município estimar os valores do ruído “normal” em qualquer ponto da área urbana e propor um zoneamento acústico, além de apurar o comportamento do ruído por regiões, faixas de horário e comparar os dados por período.

(PBH / Divulgação)

(PBH / Divulgação)

A iniciativa foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria Municipal de Política Urbana e com o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

“O projeto de mapeamento dos níveis de pressão sonora na cidade de Belo Horizonte visa a atender a uma demanda histórica do município sobre o ruído em espaço urbano. De acordo com o levantamento de reclamações direcionadas à fiscalização, 17% das ocorrências totais são sobre poluição sonora. Desta forma, essas novas ferramentas são de importante valia no que tange às análises, ao planejamento urbano e ao atendimento das solicitações dos nossos munícipes”, afirmou o secretário municipal de Meio Ambiente, Zé Reis.

A poluição sonora é caracterizada pelo som que altera a condição normal da audição em um espaço. Diferentemente de outros tipos de poluição, ela não se acumula no ambiente. Entretanto, ocasiona diversos dados à saúde, qualidade de vida e fauna, sendo considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. Nos humanos, pode causar problemas de saúde como perda auditiva, alterações no sono, irritação, depressão, zumbido, agressividade e perda de desempenho cognitivo.

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por