A expectativa é que os novos agentes estejam nas ruas em até um ano
Prefeito Álvaro Damião anunciou a chegada de novos agentes e a compra de tasers e viaturas com compartimento de detidos para a Guarda Municipal (Valéria Marques / Hoje em Dia)
Quinhentos novos guardas municipais, aprovados em concurso de 2019, foram convocados para atuar em Belo Horizonte. Os agentes irão reforçar o efetivo da corporação, que atualmente conta com 2.048 profissionais na capital. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (8) pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil), que também destacou investimento de cerca de R$ 5 milhões na compra de equipamentos.
Apesar da convocação, os servidores da segurança só estarão nas ruas da metrópole em meados de 2026. “Serão chamados agora, de imediato. Começa todo um processo dentro da prefeitura de preparação desses guardas para que eles possam estar nas ruas o mais breve possível. Eles irão passar por exames e depois o treinamento. Tem uma etapa de preparação ainda”, disse Damião.
O prefeito ainda mandou um recado aos criminosos: “Para quem sai às ruas para roubar vidas e pertences: eu vou te pegar porque tenho ao meu lado a melhor Guarda Municipal do Brasil”.
Além dos novos guardas, a corporação receberá 545 tasers e terá compartimentos para suspeitos detidos instalados em todas as viaturas.
O pacote de segurança inclui também o desenvolvimento do programa "Muralha Eletrônica", com a instalação de novas câmeras de monitoramento em tempo real pela cidade. A prefeitura ainda planeja investir em bicicletas eletrônicas para a Guarda, equipadas com câmeras de reconhecimento facial.
“Todo esse reforço será muito bem-vindo para a população de Belo Horizonte. A segurança será uma marca dessa gestão. Todos os projetos serão para construir Belo Horizonte como a capital mais segura do Brasil”, afirmou o secretário municipal de segurança e prevenção, Márcio Lobato.
Leia mais:
Operação mira suspeitos de tráfico de drogas, armas e homicídios violentos na Grande BH
Pai consegue licença-maternidade após adotar adolescente de 14 anos em Minas