(Breno Esaki/Secretaria de Saude-DF)
Moradores de Belo Horizonte com 30 anos recebem a segunda dose da vacina contra Covid-19 nesta sexta-feira (29). Além disso, idosos com 89 anos ou mais receberão o reforço.
O público com 30 anos só poderá completar o esquema vacinal após comprovar um intervalo de pelo menos oito semanas entre a aplicação da primeira e segunda dose.
Já os idosos com idade igual ou superior a 89 anos devem observar se a segunda dose tenha completado seis meses ou que faltem até 15 dias para este prazo.
Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, para completar o ciclo vacinal é necessário levar cartão de vacina, documento de identidade e CPF.
O horário de atendimento é das 8h às 17h, para pontos fixos e extras, e das 8h às 16h30 no drive-thru. Veja os endereços aqui.
Há também quatro postos de vacinação com horário noturno (veja lista abaixo), que funcionam de segunda a sexta. Os públicos elegíveis para se vacinar à noite são exclusivamente os convocados para o dia em questão.
Confira os endereços dos pontos com horário noturno:
- UFMG Campus Saúde (Escola de Enfermagem): avenida Professor Alfredo Balena, 190 - Santa Efigênia – Funcionamento das 12h às 20h
- Faculdade Pitágoras: rua dos Timbiras, 1.375 - Funcionários – Funcionamento das 8h às 20h
- UNA-BH: rua Aimorés, 1.451 - Lourdes – Funcionamento das 8h às 20h
- Faminas-BH: avenida Cristiano Machado, 12.001 - Vila Clóris – Funcionamento das 8h às 20h.
Atenção aos prazos e endereços
Segundo a PBH, as pessoas convocadas devem procurar os locais listados para cada grupo e sempre checar os endereços, disponibilizados no portal da prefeitura, antes de se deslocar.
Além disso, o cidadão é orientado a se vacinar no dia da convocação. Isso porque, caso a pessoa se dirija às unidades em data posterior, está sujeita a enfrentar filas, já que os pontos de repescagem estão distribuídos em uma unidade por regional e por tipo de vacina.
Eesquema vacinal de jovens
O esquema vacinal deve ser concluído por 225 mil jovens na próxima semana na capital. Pessoas de 20 a 29 anos receberão a segunda dose da Pfizer. A estimativa é da própria prefeitura, que antecipou o reforço para o grupo. No entanto, é necessário lembrar que é preciso ter um intervalo de, no mínimo, oito semanas entre as aplicações.
O secretário de Saúde, Jackson Machado, alertou sobre a necessidade do retorno aos postos de imunização. “Quem não completa o esquema vacinal fica mais vulnerável à infecção do que aquela que recebeu as duas doses. As vacinas estão disponíveis, os centros de saúde estão preparados para receber a população. Faça a sua parte e proteja, além de você, quem convive com você”, disse, em comunicado divulgado pela PBH.
Clique aqui e confira o cronograma e locais de vacinação.