A partir desta terça-feira (25), as empresas de ônibus de BH cumprem a totalidade do aumento no número de viagens previsto no acordo de subsídio de R$ 237,5 milhões. São 30% de viagens a mais do que o registrado em março de 2022. Com isso, devem ser ofertadas, no mínimo, 21.708 viagens por dia.
Os números, contudo, seguem abaixo dos patamares anteriores à pandemia de Covid-19, quando 24,5 mil viagens eram realizadas diariamente na capital, conforme dados do próprio Sindicato das Empresas do Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH).
O Setra-BH garantiu que, a partir desta terça, oferecerá mais do que o mínimo previsto e promete 22,3 mil viagens nos dias úteis. Na primeira fase da ampliação, iniciada há duas semanas, era exigido um mínimo de 19.203 viagens.
Em nota, o sindicato pondera que, embora o número de viagens esteja abaixo dos patamares anteriores à pandemia de Covid-19, o número de passageiros também segue menor. Segundo o Setra, as mais de 22 mil viagens vão transportar 890 mil pessoas diariamente. Antes da pandemia, esse número chegava a 1,2 milhão.
Essa ampliação é uma contrapartida das empresas de ônibus que consta no acordo de subsídio de R$ 237,5 milhões, firmado com a Prefeitura de Belo Horizonte e a Câmara Municipal.
As empresas de ônibus também tiveram que se comprometer a não aumentar o valor das passagens durarem o recebimento dos repasses. Enquanto isso, está sendo discutido um novo contrato para o transporte público da capital.
Pandemia
O isolamento necessário para diminuir o contágio pela Covid-19 reduziu o número de passageiros, provocando consequente impacto financeiro para as empresas de ônibus.
Por isso, o número de viagens reduziu. Em meio à inexistência de restrições devido à pandemia, o fluxo de passageiros aumentou, junto com as reclamações de pontos e ônibus lotados. A oferta de viagens não acompanhou esse retorno.
Leia Mais