DE QUEM CHEGAR PRIMEIRO

BH começa a aplicar vacina bivalente contra a Covid nesta terça, mas não há doses suficientes

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 02/05/2023 às 07:00.
 (Fernando Michel/ Hoje em Dia)

(Fernando Michel/ Hoje em Dia)

Mesmo sem doses suficientes, Belo Horizonte inicia nesta terça-feira (2) a aplicação da bivalente na população adulta. A dupla proteção, capaz de barrar até mesmo a Ômicron, será disponibilizada em todos os centros de saúde e em três postos extras. Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, esse e outros imunizantes, como o contra gripe.

A capital precisa de 1,2 milhão de doses para vacinar os moradores de 18 a 59 anos. No entanto, tem no estoque apenas 104 mil doses, ou seja, menos de 10%. A expectativa é que novas remessas sejam enviadas ainda nesta semana pelo Ministério da Saúde. 

Até a última sexta-feira, o imunizante esteve disponível nos centros de saúde e postos extras apenas para o público prioritário convocado pela PBH: idosos a partir de 60 anos, pessoas com 12 anos ou mais com alto grau de imunossupressão ou comorbidades, gestantes, puérperas, trabalhadores de saúde, pessoas com deficiência permanente, indígenas e quilombolas.

As vacinas estão disponíveis nos 152 postos de saúde da capital e em faculdades (clique e veja os endereços). Para receber o imunizante é preciso ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses. É preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina, além de não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

A PBH alerta que para a vacinação contra a Covid-19, é necessário que o usuário seja cadastrado em um centro de saúde. O cadastro pode ser realizado no momento em que o usuário chegar à unidade. 

Leia mais:

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por