(Fábio Rodrigues/Agência Brasil)
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) convocou, nesta quarta-feira (20), novos grupos para a vacinação contra a Covid-19. Na próxima semana, haverá aplicação da segunda dose, reforço em moradores de 68 e 69 e de 89 anos ou mais, além de repescagem da terceira aplicação para todos os públicos contemplados.
É importante lembrar, no entanto, que só receberão a terceira dose os idosos e profissionais da Saúde que completaram o esquema vacinal com duas doses há seis meses ou que irão completar em 15 dias. Para pessoas com alto grau de imunossupressão, o intervalo deve ser de 28 dias.
Também haverá https://www.hojeemdia.com.br/horizontes/bh-antecipa-segunda-dose-de-vacina-contra-a-covid-para-adolescentes-com-comorbidades-veja-datas-1.859248 para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidade, deficiência permanente, gestante, puérperas e lactantes.
Confira a programação completa abaixo:
Locais e horários
Desde a última semana, a capital mineira não aplica mais doses contra a Covid-19 aos sábados e domingos.
Durante os dias úteis, os contemplados podem receber o imunizante das 8h às 17h em pontos fixos e extras e das 8h às 16h30 em drive-thru. Outros quatro postos aplicam a vacina em horário noturno, até 20h. Veja os endereços https://prefeitura.pbh.gov.br/campanha-de-vacinacao-contra-covid-19.
O que levar?
Para receber a terceira dose, é necessário que o idoso seja residente de Belo Horizonte, apresente o comprovante de endereço e o cartão de vacinação. Pessoas com menos de 86 anos que tomaram doses da AstraZeneca ainda não devem comparecer aos locais de vacinação, devendo aguardar o intervalo de seis meses.
Já as pessoas com alto grau de imunossupressão devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF, um comprovante de residência em Belo Horizonte, além de exames, receitas, relatório médico e/ou prescrição médica emitidos em até 12 meses antes da data da convocação, devendo conter o número do registro do respectivo conselho de classe, de forma legível.
Também é necessário levar um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para a vacinação os usuários nas condições abaixo:
Adolescentes
Para concluir o esquema vacinal, os adolescentes precisam levar o cartão de vacina, documento de identidade, CPF e comprovante de residência na capital.
Aqueles de 15 a 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. Já os jovens de 16 e 17 não precisam de acompanhante.