Investigação

BH é alvo de operação da PF contra fraudes eletrônicas na Caixa

Segundo a investigação, suspeitos estão ligados a um mesmo núcleo familiar

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 16/04/2025 às 09:35.
  (MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

(MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL)

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (16), uma operação com o objetivo de combater um esquema de fraudes eletrônicas direcionado à Caixa Econômica Federal. A ação ocorre em Belo Horizonte e visa desarticular um grupo criminoso que realizava a contratação indevida de cartões de crédito utilizando dados de terceiros.

"Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão em quatro endereços relacionados ao recebimento e utilização de cartões obtidos de forma fraudulenta", informou a PF.

 As investigações da PF revelaram que os dados pessoais das vítimas eram obtidos por meio da utilização de programas maliciosos. De posse dessas informações, os criminosos efetuavam alterações fraudulentas nos cadastros bancários, principalmente nos endereços e números de telefone das vítimas. Essa manipulação cadastral tinha como finalidade viabilizar o recebimento clandestino dos cartões de crédito físicos nos endereços alterados.

Com os cartões em mãos, a quadrilha realizava compras em diversos estabelecimentos comerciais, que, segundo a investigação, estão ligados a um mesmo núcleo familiar.

Na operação desta quarta-feira, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão em quatro endereços relacionados ao recebimento e à utilização dos cartões de crédito obtidos de forma fraudulenta. "Nas diligências, foram apreendidos cartões de crédito em nome de terceiros, faturas, documentos bancários, celulares e computadores que poderão contribuir para o esclarecimento dos crimes investigados", detalhou a PF.

As investigações sobre o caso seguem sob sigilo, com o intuito de identificar completamente todos os indivíduos envolvidos no esquema criminoso e aprofundar as apurações sobre o modus operandi da organização. A Polícia Federal busca, com esta operação, desmantelar a estrutura da fraude e responsabilizar os autores pelos crimes cometidos.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por