(Divulgação/Prefeitura de Betim)
Diversos pontos de Belo Horizonte e Betim, na região metropolitana, serão palco de ações de conscientização sobre o HIV a partir desta quinta-feira (1º), Dia Mundial de Luta contra a Aids.
As iniciativas fazem parte da campanha Dezembro Vermelho, que é realizada em todo o país como forma de mobilizar a população para a prevenção ao HIV/Aids e às outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
No metrô, as ações acontecem nesta quinta, das 9h às 13h, nas estações Lagoinha, Central, Minas Shopping, São Gabriel e Vilarinho.
Serão distribuídos preservativos, cartilhas informativas sobre as formas de contágio e tratamento e instruções sobre como e onde realizar o teste rápido, caso haja percepção de sintomas. Além disso, também haverá intervenção artística dentro dos vagões.
Já na sexta-feira (2), também das 9h às 13h, será a vez das estações do Move na Pampulha e no Barreiro receberem as ações informativas.
A PBH também informa que “preservativos estão disponíveis gratuitamente em todos os centros de saúde” e “os endereços para testagem e tratamento podem ser conferidos neste link.”
Em Betim, o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) estará presente na blitz educativa realizada na Praça Tiradentes nesta quinta, das 16h às 19h. Durante a ação, motoristas e pedestres receberão materiais informativos e orientações sobre a prevenção contra o HIV/Aids e outras ISTs.
Também serão distribuídos preservativos e, quem passar pela praça, poderá receber aconselhamento individualizado dos profissionais do Sepadi e realizar testes rápidos. O Vacimóvel estará presente oferecendo as vacinas contra a covid-19, meningite e hepatite B.
Nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), ao longo de todo o mês de dezembro, também serão realizadas ações educativas com orientações em salas de espera, aconselhamento individualizado, realização de testes rápidos, além da distribuição de preservativos. O usuário pode procurar a UBS de referência para conferir a programação das atividades.