Ano passado foi o primeiro a superar 1,5 °C acima do período pré-industrial (1850-1900) (Maurício Vieira/Hoje em Dia)
Belo Horizonte está há 108 dias seguidos sem chuva significativa, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O órgão considera volume considerável à partir de 10 mm ou mais um único dia. A última "chuva boa" na capital mineira foi em 5 de maio, com 52,8 mm.
A baixa precipitação foi registrada de 6 de maio a 21 de agosto. Este é o período mais longo sem chuva significativa desde o ano passado, quando a capital ficou 123 dias sem chover (de 2 de junho até 2 de outubro de 2021).
A previsão do instituto é que volte a chover apenas na primeira quinzena de setembro e que a capital tenha um bom volume de precipitações em outubro.
Seca em Minas
Além de BH, outras cidades mineiras também estão há mais de 180 dias sem chuvas.
Tendência para os próximos dias em MG
Para os próximos dias, a tendência ainda é de tempo firme em Belo Horizonte e em grande parte de Minas Gerais. Ao longo da semana, a chuva se concentra apenas no extremo nordeste do Estado, por conta de instabilidades que se formam na região.
Quanto às temperaturas, a tendência é que fiquem mais altas até o fim da semana. A capital mineira deve ter máximas em torno dos 27°C entre quinta (25) e o sábado.