BH ganha semáforos sonoros para orientar a travessia de pedestres

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
22/03/2017 às 18:41.
Atualizado em 15/11/2021 às 13:50

Os semáforos de Belo Horizonte começaram a receber dispositivos de indicação sonora que para auxiliar pessoas com deficiência visual, baixa visão e também idosas na hora de atravessar a rua. A partir desta quinta-feira (23), os milhares de pedestres que costumam passar pela Praça Sete Setembro, por exemplo, vão escutar um "bip-bip", que são avisos sonoros que indicam o momento adequado e seguro para cruzar as avenidas Afonso Pena e Amazonas.

Segundo a BHTrans, o equipamento funciona da seguinte maneira. Na calçada, antes de realizar a travessia, uma caixa amarela fixada no poste do semáforo para pedestres irá emitir sons. Ele indica que a via está apta para ser atravessada com segurança pelo pedestre. Quando o tempo da travessia estiver terminando, o aviso sonoro ficará mais acelerado, portanto, a pessoa saberá que aquele momento não é adequado para iniciar a travessia. Quando não há sons, indica que o semáforo está aberto aos veículos e fechado para os pedestres.

A Prefeitura da Belo Horizonte, por meio da BHTrans, em parceria com o Instituto São Rafael e Movimento Unificado de Deficientes Visuais (MUDEVI) estão trabalhando em conjunto na identificação dos locais onde os dispositivos são implantados e acompanham a operação no intuito de realizar os ajustes necessários.

Até o momento, quatro locais já foram equipados com os semáforos com indicação sonora. São eles: Praça Sete; avenida Augusto de Lima com Avenida do Contorno, próximo ao Instituto São Rafael; avenida Paraná com rua dos Tamoios; e rua dos Tupis com rua São Paulo. Os próximos pontos a receberem os aparelhos serão Praça da Liberdade e Mercado Central.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por