(Divulgação / Prefeitura de BH)
BH começa a vacinar a população contra o sarampo nesta segunda-feira (4). A campanha vai até 26 de junho e pretende imunizar crianças de 6 meses a 4 anos e trabalhadores da saúde. De acordo com a PBH, a expectativa é vacinar cerca de 117 mil crianças.
O Ministério da Saúde manteve o alerta para a circulação ativa do vírus no país e por ser uma doença de alta taxa de transmissão, é necessária uma cobertura vacinal de cerca de 95%, para que seja controlada. Em BH, o último caso de sarampo confirmado foi em 2020.
A imunização será realizada de segunda a sexta-feira. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta ou cartão de vacinas para conferência das doses aplicadas e uma melhor avaliação das pendências. Os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Saúde podem ser acessados no portal da Prefeitura.
Gripe e Covid
Nesta segunda também, também começa a Campanha de Vacinação contra a gripe e a aplicação da quarta dose contra a Covid-19 em idosos acima de 80 anos, que tenham um intervalo mínimo de 4 meses desde o reforço. Conforme a PBH, são cerca de 72 mil pessoas nessa faixa etária.
As convocações para receber as duas vacinas ocorrem de forma simultânea para esse público, para evitar mais de um deslocamento dos idosos ao ponto de imunização.
Os chamamentos para vacinação contra a gripe dos demais grupos que fazem parte do público-alvo serão feitos de forma escalonada, com convocações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde à medida que o município receber doses do imunizante.
Além dos Centros de Saúde, a vacina contra a gripe estará disponível em postos extras e pontos de drive-thru. Os endereços podem ser consultados no portal da PBH.
Leia mais