lei foi sancionada pela prefeitura da capital mineira na quinta
(Arquivo/Agência Brasil)
O dia 26 de junho agora será oficialmente o Dia da Prevenção e Combate ao Diabetes em Belo Horizonte. A lei foi sancionada pela prefeitura da capital mineira na quinta-feira (10), em alusão ao Dia Nacional do Diabetes, celebrado na mesma data.
O objetivo da nova data comemorativa é apoiar e conscientizar a população a respeito da doença, por meio de palestras e campanhas educativas. A iniciativa busca informar e sensibilizar todos os setores da sociedade, além de auxiliar no controle do diabetes para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Em outra frente de combate à doença, a Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) aprovou em primeiro turno, no mês de maio, um projeto de lei que autoriza a prefeitura a fornecer aparelhos sensores de monitoramento contínuo de glicose para pacientes com diabetes tipo 1. De autoria do vereador Pablo Almeida (PL), a proposta estabelece que os sensores serão disponibilizados mediante comprovação da necessidade de uso contínuo.
O projeto de lei que trata do fornecimento dos sensores de glicose ainda retornará às comissões da CMBH antes de seguir para votação em segundo turno.