(Mauricio Vieira)
A Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nesta sexta-feira (18), novas regras que flexibilizam as normas de funcionamento em diversos setores da cidade. As medidas estão em portarias publicadas no Diário Oficial do Município (DOM).
Entre as decisões, está a liberação das saunas, única atividade que ainda estava proibida na capital mineira. Segundo o documento, para a utilização será preciso apresentar o comprovante de vacinação completo contra a Covid-19, incluindo a terceira dose.
Outra mudança está relacionada aos velórios em cemitérios municipais de BH. A partir de agora, será autorizada a presença de até 60 pessoas simultaneamente. Antes, eram permitidas 20 pessoas. O uso da máscara de proteção contra o vírus segue sendo obrigatória nestes locais.
As medidas divulgadas pela PBH agora também autorizam que os clubes de futebol da capital ofereçam a compra de ingresso nas bilheterias do Mineirão e do Independência. Antes, a determinação previa que América, Atlético e Cruzeiro deveriam realizar a venda de forma exclusiva pela internet.
Além disso, em estádios, assim como em shoppings, centros comerciais, galerias, escolas, universidades e demais serviços, a lotação permitida em elevadores passa a ser de até 75%. Antes, a determinação permitia 50%.
Veja abaixo outras mudanças e principais regras:
Eventos e shows
Portaria publicada nesta sexta dispõe sobre mudanças relacionadas a eventos em locais licenciados ou mediante licenciamento, para atividades em casas de shows, festas, espetáculos, discotecas, danceterias, salões de dança e espetáculo circense.
Segundo o documento, a partir de agora será exigida a apresentação do comprovante da segunda dose da vacina ou resultado negativo para a Covid em teste do tipo RT-PCR, realizado até 48 horas antes do evento, ou Teste Rápido de Antígeno, feito até 24 horas antes, para:
Até agora, era preciso a apresentação do teste ou comprovante de ciclo vacinal completo em qualquer evento, independente do tamanho.
Velórios
Para a realização de velórios e sepultamentos em cemitérios municipais, a prefeitura também decide pelo distanciamento mínimo de 1 metro entre as pessoas e veda o consumo de alimentos e bebidas durante a cerimônia. Veja as demais medidas: