Prefeitura promete plantão reforçado no fim de semana com Defesa Civil, limpeza urbana, Guarda Municipal, BHTrans e setor de obras
(Pedro Gontijo/Arquivo Hoje em Dia)
Belo Horizonte montou uma força-tarefa diante da previsão de fortes chuvas, com volumes pluviométricos de até 100 milímetros (mm), acompanhadas de raios e rajadas de vento até esta segunda-feira (25). Além da Defesa Civil, haverá reforço no plantão do fim de semana, com equipes da limpeza urbana, Guarda Municipal, BHTrans e do setor de obras. Engenheiros, geológicos e técnicos sociais da Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH (Urbel) também poderão ser acionados.
Os servidores prometem monitorar a cidade em tempo real no Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), que fornece imagens de mais de 4 mil câmeras espalhadas pela cidade. Segundo a PBH, a atenção maior será para ocorrências de alagamentos, enxurradas, inundações e quedas de árvores. Caberá ao COP-BH a identificação de recursos operacionais disponíveis e articular ações integradas.
O Plantão da Central de Vagas da rede de acolhimento da assistência social também será reforçado para atendimento imediato. Equipes dos Restaurantes Populares e do Depósito Central também estarão em alerta para o atendimento humanitário com refeições prontas e cestas de alimentos.
Equipes de plantão
Todos os serviços de limpeza vão operar normalmente neste sábado (22). No domingo serão mantidas 10 equipes da SLU, com um total de 80 garis.
A Guarda Municipal manterá 80 viaturas e 200 agentes à disposição para atuar no bloqueio de vias, no monitoramento visual local das áreas de inundação e na segurança dos espaços que forem isolados.
Já a BHTrans vai empenhar cerca de 90 agentes e 40 viaturas no sábado e no domingo. "É importante alertar os motoristas para não estacionar em áreas de alagamento e respeitar a sinalização e os agentes de trânsito", informou a PBH.
A Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) disponibilizará uma equipe de plantão composta por 18 engenheiros, 9 encarregados de obras, 40 serventes, 17 caminhões e 11 escavadeiras. Já a Subsecretaria de Zeladoria Urbana (Suzurb) terá uma equipe de plantão composta por 15 engenheiros, 100 profissionais de campo (como pedreiros e ajudantes), 9 caminhões e 9 veículos leves.
A Defesa Civil de Belo Horizonte vai atuar com 120 servidores e 15 viaturas. O órgão informou que haverá reforço no envio das condições meteorológicas e alertas preventivos de fenômenos meteorológicos, por meio do WhatsApp, para garantir a segurança e o acesso a informações de riscos durante este período.
Recomendações durante a chuva
Recomendações durante o risco geológico
Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.
Se você observar alguns destes sinais, saia imediatamente do seu imóvel, e ligue para a Defesa Civil (199) e em caso de emergência, ligue para a o Corpo de Bombeiros Militar (193).
Sinais de que deslizamentos podem acontecer:
Recomendações:
Leia mais: