(Marcelo Camargo/ Agência Brasil)
O Sistema Único de Saúde (SUS) trocou o fabricante de teste rápido de Covid-19 utilizado na rede pública de BH, disponibilizados em centros de saúde e postos de coleta. Desde o início deste mês, o usuário que precisou fazer o exame percebeu a diferença.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte, a sensibilidade e especificidade do novo exame é superior a 95%, e mantém a qualidade do resultado oferecido ao usuário. Segundo a SMSA, a principal diferença entre os testes é a forma de coleta da amostra do paciente.
O material para exame continua sendo retirado por meio da inserção de cotonete (swab) no nariz. A SMSA explicou que o teste anterior usava material da nasofaringe. Nesse modelo, o profissional de saúde insere um swab maior em uma das narinas e coleta a amostra no "fundo" do nariz.
O modelo atual faz a coleta nasal, na parte "inicial" das narinas, sendo menos invasivo e causando menor desconforto ao usuário.
A Secretaria ressaltou que os profissionais de saúde que fazem a coleta da amostra foram devidamente treinados para usar o novo dispositivo.
Ainda conforme a SMSA, os novos testes rápidos de Covid foram distribuídos pelo Ministério da Saúde.
O Hoje em Dia entrou em contato com o Ministério da Saúde e aguarda retorno.
Leia Mais