(Lucas Prates / Hoje em Dia)
Ações de vacinação contra a Covid-19 foram iniciadas nas escolas municipais de Belo Horizonte. A medida é puxada pelo aumento do número de casos da doença e baixa adesão à imunização infantil. Estão sendo vacinadas crianças de 5 a 11 anos. A campanha ocorre de forma itinerante, com equipes indo até as unidades de ensino.
A Secretaria Municipal de Saúde não informou quando a campanha começou nem quantas doses já foram aplicadas. “É uma questão de operacionalização juntamente com a Secretaria Municipal de Educação. Mas vamos levar as vacinas às escolas com a permissão dos pais”, disse a secretária de Saúde, Cláudia Navarro, em entrevista à TV Globo.
Também estão sendo imunizadas crianças e adolescentes de até 14 anos contra febre amarela, HPV e meningite. Outra ação está sendo feita nas EMEIs, com a aplicação de doses contra sarampo e gripe em crianças de 6 meses a 4 anos.
Conforme a pasta, a imunização só é realizada com autorização assinada pelos pais ou responsáveis.
Covid
Em BH, 82% do público-alvo, formado por crianças de 5 a 11 anos, receberam a primeira dose da vacina até o momento. Apenas 57,1%, no entanto, voltaram aos postos para concluir a proteção.
E a baixa cobertura também foi um dos motivos considerados pela PBH para o retorno da obrigatoriedade do uso da máscara de proteção em locais fechados. A decisão, que entrou em vigor nesta terça, abrange, inclusive, as salas de aula.