BH: protesto em frente ao Incra pede condenação de fazendeiro do Massacre de Felisburgo

Jefferson Delbem - Hoje em Dia
09/10/2013 às 10:35.
Atualizado em 20/11/2021 às 13:11

Integrantes de movimentos sociais estão ocupando a avenida Afonso Pena no bairro Cruzeiro, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, mais precisamente em frente a sede do Instituto Nacional de Reforma Agrária (Incra), na manhã desta terça-feira (9). De acordo com Polícia Militar (PM), militares do 22° Batalhão estão no local e, até o momento, não há qualquer registro de tumultos.

Ainda segundo a PM, aproximadamente 60 pessoas estão no local, mas a expectativa é que mais pessoas se juntem a estes. O objetivo dos manifestantes é pedir que o fazendeiro Adriano Chafik Luedy, réu confesso e mandante do que ficou conhecido como Massacre de Felisburgo, quando cinco Sem Terra foram assassinados e outras 12 pessoas ficaram feridas no acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, seja condenado em julgamento que deve ocorrer na quinta-feira (10) no Fórum Lafayette, na capital.


Entenda o Caso

Conforme denúncia do Ministério Público, no dia 20 de novembro de 2004, possivelmente a mando do latifundiário Adriano Chafik e seu primo, Calixto Luedy, dezessete homens invadiram o acampamento Terra Prometida, em Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, e promoveram um massacre, onde cinco pessoas foram assassinadas e 15, entre elas uma criança na época com 12 anos, ficaram feridas


Ocupação na sede do Incra

Há exatamente um mês, cerca de 100 membros da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) ocuparam o interior da sede do Incra por aproximadamente 24 horas. Durante a ocupção, 60 funcionários foram mantidos em cárcere privado durante mais de duas horas e só foram liberados com a chegada da PM. Alguns servidores foram agredidos verbalmente e outro fisicamente, sem danos físicos. Todas as portas do prédio foram obstruídas pelos manifestantes.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por