BH recebe campanha de vacinação Antirrábica Animal

Janaína Oliveira - Hoje em Dia
19/09/2015 às 12:06.
Atualizado em 17/11/2021 às 01:48
 (Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

(Eugênio Moraes/Hoje em Dia)

É neste sábado (19), até às 17 horas, a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal. Durante todo o dia, Belo Horizonte terá 521 postos de vacinação distribuídos por todas as regionais. Cerca de 2.500 trabalhadores estão envolvidos no ato. Segundo o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta, a meta é vacinar 216 mil cães e gatos, o equivalente a 80% da população estimada desses animais na capital.

De acordo com o secretário, a adesão da população à campanha vacinação contra raiva tem mantido o município livre da doença em humanos e em cães e gatos há 31 anos e 26 anos, respectivamente.

“A estratégia que garante a não ocorrência da raiva é justamente a vacina”, afirma. Fabiano Pimenta lembra que no Mato Grosso do Sul, por exemplo, houve registro neste ano de um caso de raiva humana. “A vacinação anual é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana”, enfatiza.

A vacina contra a raiva é gratuita. Devem ser vacinados cães e gatos a partir de três meses de idade. A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus, que acomete mamíferos tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.

Nilton Alves Santos foi cedo ao Centro de Controle de Zoonoses da capital (CCZ), no bairro São Bernardo, levar o cão Tufão para vacinar. “Mantenho o cartão dele em dia”, frisou. A dona de casa Ana Maria Soares também foi ao posto com a sua Belinha, de nove meses. “É muito importante a prevenção de doenças”, disse. O pequeno Davi Medeiros, de 6 anos, mostrou consciência de gente grande e deixou que Pitoco recebesse a injeção.


Recomendações
Para a vacinação, recomenda-se levar os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser levados em gaiolas, transportadores, enrolados em mantas ou em sacos de linhagem. Depois de vacinados os animais não devem ser submetidos a esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.

Os locais de vacinação estão disponíveis no portal da prefeitura: www.pbh.gov.br/saude. O cidadão também pode se informar pelos telefones: 3277-7411/ 3277-7413 / 3277-7367 / 3277-7722 / 3277-7801. Quem perder a oportunidade neste sábado (19) pode levar o cão ou gato para vacinar no Centro de Controle de Zoonoses da capital (CCZ), rua Edna Quintel, 174, no bairro São Bernardo.

© Copyright 2024Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por