O número de dias com chuva no mês também foi menor que a média histórica.
(VALÉRIA MARQUES)
Há menos de uma semana para o fim do mês, nenhuma das nove regionais de Belo Horizonte registrou se quer a metade do esperado para todo o mês de dezembro, conforme balanço da Defesa Civil municipal nesta terça-feira (26).
Até a manhã de hoje, a regional com maior registro de precipitação foi o Barreiro, com acumulado de 158,9 milímetros. O volume representa 46,9% do esperado para o mês inteiro, que é de 339,1 milímetros. Em seguida, Venda Nova, com acumulado de 144,6 mm, com 42,6% da média climatológica do mês.
Segundo a Defesa Civil, Venda Nova ainda foi a regional com mais dias de chuva em dezembro, com 12 no total. A média de dias com precipitação na capital é de 17.
As regiões que menos registraram chuva no mês foram Noroeste, com apenas 23,9% do esperado, seguida por Centro-Sul, com 29,7% da média para dezembro.
A capital está alerta de pancadas de chuva, com volume de precipitação entre 20 a 30 mm, além de raios e rajadas de vento com velocidade em torno de 50 km/h. O alerta é válido até às 8h desta quarta-feira (27).
Confira o acumulado do mês de cada regional, até a manhã desta terça (26):