3ª maior regional

BH sanciona lei que cria o dia e o mês do aniversário do Barreiro

Comemoração anual em 3 de agosto visa reconhecer a história e estimular atividades na regional

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/09/2025 às 09:14.
Cristo Redentor no Barreiro, um dos cartões postais da região (Rogério França / PBH / Divulgação)

Cristo Redentor no Barreiro, um dos cartões postais da região (Rogério França / PBH / Divulgação)

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), sancionou e publicou no Diário Oficial do Município (DOM) nesta quinta-feira (25) a lei que institui o dia municipal e o mês municipal de comemoração do aniversário do Barreiro.

A data da comemoração foi fixada anualmente em 3 de agosto, em referência à formalização da demarcação da Fazenda do Barreiro. Este ano, a regional, que é a terceira maior da capital mineira em população, completou 170 anos.

Entre as justificativas apresentadas no projeto de lei, de autoria da vereadora Iza Lourença (PSOL) e dos vereadores Helton Junior (PSD), Professor Juliano Lopes (PODEMOS) e Wanderley Porto (PRD), a data busca reconhecer e valorizar o sentimento de pertencimento dos moradores ao seu território.

Segundo os vereadores, a instituição do dia e do mês de comemorações tem como objetivo estimular o turismo, a memória e a ocupação do espaço urbano da região pela população. Além disso, a iniciativa visa fomentar agendas culturais, gastronômicas, religiosas e de esporte e lazer que ressaltem a importância do Barreiro para o município.

58 bairros e 18 vilas

Atualmente, a região do Barreiro concentra cerca de 300 mil habitantes, distribuídos em 54 bairros e 18 vilas, possui mais de 70 mil domicílios espalhados por uma área de 53 km², fazendo limite com Contagem, Ibirité, Brumadinho e Nova Lima, conforme dados da prefeitura de BH.

O desenvolvimento da região teve início a partir de 1855, com o registro da Fazenda Barreiro, e segue em expansão. Mesmo com a intensa atividade urbana, o Barreiro preserva áreas verdes e nascentes.

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, considerado o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, abriga seis mananciais que abastecem parte da Grande BH.

No Barreiro também nasce o Ribeirão Arrudas, formado pela junção de nove córregos das bacias do Jatobá, Barreiro e Bonsucesso, com 40 km de extensão.

© Copyright 2025Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por
Distribuido por