Emenda impositiva

BH tem garantidos R$ 500 mil para implantação de motofaixa; especialista avalia

Criação da 'Faixa Azul' ainda depende de aval da Secretaria Nacional de Trânsito

Bernardo Haddad
@_bezao
24/03/2025 às 13:18.
Atualizado em 24/03/2025 às 14:12
 (ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL)

(ROVENA ROSA/AGÊNCIA BRASIL)

A Prefeitura de Belo Horizonte possui verba de R$ 500 mil reservada para a possível implementação de um corredor exclusivo para motos nas vias da capital. O valor está garantido no Orçamento para 2025, por meio de emenda impositiva do vereador Bráulio Lara (Novo), que obriga a aplicação dos recursos indicados pelo parlamentar. Apesar do recurso, a implantação da motofaixa ainda depende de aval da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). 

Nesta segunda-feira (24), o Hoje em Dia mostrou que a PBH já acionou a secretaria para tratar do assunto. O corredor exclusivo para motos é uma das apostas da Prefeitura de Belo Horizonte para reorganizar o trânsito e garantir mais segurança a pilotos, motoristas e pedestres.

No Brasil, as faixas exclusivas para motocicletas não estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), mas já foram implantadas em capitais como Rio de Janeiro e São Paulo. Conforme a administração municipal, estudos para a viabilidade técnica da medida já estão em andamento, mas não há previsão para a divulgação dos resultados.

Especialista avalia implantação da “Faixa Azul”

Segundo o consultor em transporte e trânsito, Osias Baptista, o mecanismo funciona bem na capital paulista, mas ainda é experimental. “Tem de se verificar as dimensões das avenidas em BH, para ver se cabe, e compatibilizar com os projetos de faixa exclusiva de ônibus. Possivelmente, na Via Expressa, Antônio Carlos, Pedro I e Andradas seja possível. Nas avenidas Cristiano Machado, Pedro II e Amazonas, dificilmente”, destacou. 

Osias, que também é motociclista, afirma que a faixa azul pode ajudar a reduzir os índices de acidentes em BH, mas também depende dos cuidados tomados pelos pilotos.

“Uma questão importante em BH é que praticamente não existe fiscalização de comportamento dos motociclistas, que se sentem à vontade para infringir todas as regras, o que causa grande parte dos acidentes”.

O número expressivo de acidentes envolvendo motos em BH, inclusive, fez a “faixa azul” voltar a ser debatida na cidade. No início do ano, a medida começou a ganhar força na metrópole em meio à “invasão” de serviços de mototáxi. O próprio prefeito em exercício, Álvaro Damião (União), admitiu a possibilidade, que agora retorna à pauta como mais uma tentativa de reduzir o número de acidentes envolvendo os veículos de duas rodas na capital. 

Levantamento elaborado com base nos socorros prestados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), aponta que pelo menos dois acidentes de trânsito envolvendo motos são registrados a cada hora na capital. Somente nos 28 dias de fevereiro, o Samu recebeu 1.405 chamados - foram 50 acidentes com motos por dia.

Os dados do Hospital de Pronto Socorro (HPS) João XXIII também apontam aumento de socorros prestados a motociclistas acidentados. A unidade de saúde referência para essas emergências fez 1.413 atendimentos até o último dia 17. No mesmo período de 2024, foram 1.369.

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