(FOTO: MAURICIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
Depois de muitos dias secos, Belo Horizonte pode ter pancadas de chuva nesta quinta-feira (15), a partir da noite. As gotas podem cair do céu ainda nesta sexta-feira (16), durante à tarde, e no sábado (17) pela manhã. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o meteorologista Claudemir de Azevedo, BH registrou na manhã desta quinta-feira (15), a temperatura mínima de 16°C e máxima pode atingir os 34ºC. O calor continua, mas houve uma redução ao se comparar com a quarta-feira (14), onde foi registrado recorde de temperatura máxima no ano, com os termômetros atingindo 36,1ºC.
A capital mineira ainda pode registrar chuvas nesta quinta. “Agora, estamos com o avanço de uma frente fria pelo Sudeste do país que organizam áreas de instabilidade e por isso, vamos ter pancadas de chuva a partir da noite de hoje”, diz o meteorologista.
Pancadas de chuva são previstas também para esta sexta-feira à tarde. O sábado será de céu encoberto e pode registrar chuvas pela manhã. Claudemir de Azevedo afirma que vai esfriar e a temperatura máxima no sábado será de 20ºC.
Umidade relativa do ar
A Defesa Civil Municipal emitiu, nesta quinta-feira, alerta de baixa umidade relativa do ar para BH. Segundo o órgão, a massa de ar seco deixa os índices abaixo de 30%, no decorrer da tarde, até as 18h.
O índice aumentou em relação a quarta, que registrou 14% na Pampulha, segundo o Inmet. Mas os índices continuam abaixo do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é o índice superior a 60%.
Redobre os cuidados. A Defesa Civil recomenda:
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).